A Cia Casa de Pagu, acredita que as cidades guardam consigo seus inúmeros espaços públicos e privados e carregam para além do tempo suas marcas e cicatrizes invisíveis. Estas são possuidoras de suas próprias histórias e de certa forma criam um depoimento, pois são testemunhas oculares de fatos ocorridos.
Assim a montagem de “Cegos Urbanos” como teatro de rua, além de propor uma reflexão sobre o tema - meio urbano e suas relações sociais na atualidade - presentificando um olhar mais atento a este espaço e as pessoas que neles estão, busca também a democratização das linguagens artísticas para os espaços urbanos, pois não seleciona seus espectadores, se faz presente independente de classe econômica e social, tendo como única forma de seleção o interesse que o espetáculo proporciona aos passantes.
Com o projeto de produção e montagem do espetáculo “Cegos Urbanos”, a companhia pretende ampliar sua forma de fazer teatral, realizando uma montagem em espaço alternativo – neste caso as ruas das cidades - buscando uma relação entre pessoas e lugares, espaço e apropriação, situação urbana e cidadão; propondo construir um fazer teatral que coloque o ator diretamente em contato com o público nas ruas das grandes cidades, implodindo estes espaços, antes restritos pelo cotidiano urbano.
Para esta montagem temos como estímulo de criação, a dramaturgia “Os Cegos” de Michel de Ghelderode, para realizarmos um paralelo com o meio urbano e suas relações na atualidade: uma sociedade urbana excludente, que relega muitos cidadãos à marginalidade, onde o tempo para a violência e a barbárie se mistura no cotidiano, cegando todos nós.
A Cia Casa de Pagu terá como propulsores de seus materiais criativos em seu processo de trabalho - para a preparação dos atores e do espetáculo - pesquisas teóricas e práticas realizadas tanto em ambientes internos quanto externos.