1- Oficina – Interpretação
A partir de um trabalho de estudo de texto a oficina irá perpassar as técnicas de interpretação, que possibilitará uma experiência prática na cena algo de grande valia ao ator em formação. Pois só se aprende teatro no palco. Trabalhar com as técnicas desenvolvidas pelo mestre Stanislavski, que no inicio de seu trabalho (primeiro momento) faz uma abordagem intelectual, que podemos dizer interna, e um desdobramento (segundo e terceiro momento) físico no trabalho do ator.
2-Oficina - Dramaturgia Corporal
A oficina Dramaturgia Corporal é uma experiência do movimento corporal a partir do estudo da personagem teatral e seu principal foco é no movimento corporal e criação de partituras. Foi elaborado para jovens interessados em fazer teatro e que tenha interesse no movimento corporal e na atuação em teatro. Esta oficina visa contribuir para o desenvolvimento pessoal e integração artística do participante a fim de estimular habilidades artísticas, a visão crítica, a criatividade e a produção dentro do campo de atuação e expressão corporal.
3-Oficina de Teatro e Espaço Cênico:
A oficina abrange o teatro a partir de três elementos diferentes para a criação artística - o corpo, a palavra e o espaço – ampliados pela prática e pela pesquisa sobre teatro contemporâneo, trabalho de ator, dramaturgia e cenografia. O processo busca revelar e desenvolver possibilidades diversas tendo como mote as relações entre a cidade e o homem.
4-Oficina – Improvisação como Espetáculo
A oficina tem como proposta inserir o artista no universo da improvisação-como-espetáculo, através de exercícios individuais e coletivos que possibilitem, no momento do improviso, a criação de personagens, lugares, situações e dramaturgia de cena, ampliando o poder de escuta e resposta do ator.
5-Oficina de Iniciação ao Teatro de Rua
Consiste em uma oficina de teatro que propõe aos participantes a prática e a percepção dessa modalidade teatral, o teatro de rua, e de sua relação com o bairro onde está inserido, a partir de exercícios e fundamentos estudados pelo Lume Teatro, como também jogos teatrais e jogos de improvisação. O grupo contará com a presença de um morador antigo do bairro, que fundamentará historicamente a criação artística do cortejo. Esta oficina terá a carga horária de quatro horas e resultará em um grande cortejo pelas ruas do bairro da sede da Cia Casa de Pagu.
6-Oficina de Criação Cênica:
Consiste em uma oficina de teatro que propõem aos participantes a prática da relação em grupo e o contato com a linguagem teatral de rua, partindo da utilização de jogos teatrais e jogos de improvisação. Assim como a experimentação direta com os modos de investigação e criação teatral.
A partir de um trabalho de estudo de texto a oficina irá perpassar as técnicas de interpretação, que possibilitará uma experiência prática na cena algo de grande valia ao ator em formação. Pois só se aprende teatro no palco. Trabalhar com as técnicas desenvolvidas pelo mestre Stanislavski, que no inicio de seu trabalho (primeiro momento) faz uma abordagem intelectual, que podemos dizer interna, e um desdobramento (segundo e terceiro momento) físico no trabalho do ator.
2-Oficina - Dramaturgia Corporal
A oficina Dramaturgia Corporal é uma experiência do movimento corporal a partir do estudo da personagem teatral e seu principal foco é no movimento corporal e criação de partituras. Foi elaborado para jovens interessados em fazer teatro e que tenha interesse no movimento corporal e na atuação em teatro. Esta oficina visa contribuir para o desenvolvimento pessoal e integração artística do participante a fim de estimular habilidades artísticas, a visão crítica, a criatividade e a produção dentro do campo de atuação e expressão corporal.
3-Oficina de Teatro e Espaço Cênico:
A oficina abrange o teatro a partir de três elementos diferentes para a criação artística - o corpo, a palavra e o espaço – ampliados pela prática e pela pesquisa sobre teatro contemporâneo, trabalho de ator, dramaturgia e cenografia. O processo busca revelar e desenvolver possibilidades diversas tendo como mote as relações entre a cidade e o homem.
4-Oficina – Improvisação como Espetáculo
A oficina tem como proposta inserir o artista no universo da improvisação-como-espetáculo, através de exercícios individuais e coletivos que possibilitem, no momento do improviso, a criação de personagens, lugares, situações e dramaturgia de cena, ampliando o poder de escuta e resposta do ator.
5-Oficina de Iniciação ao Teatro de Rua
Consiste em uma oficina de teatro que propõe aos participantes a prática e a percepção dessa modalidade teatral, o teatro de rua, e de sua relação com o bairro onde está inserido, a partir de exercícios e fundamentos estudados pelo Lume Teatro, como também jogos teatrais e jogos de improvisação. O grupo contará com a presença de um morador antigo do bairro, que fundamentará historicamente a criação artística do cortejo. Esta oficina terá a carga horária de quatro horas e resultará em um grande cortejo pelas ruas do bairro da sede da Cia Casa de Pagu.
6-Oficina de Criação Cênica:
Consiste em uma oficina de teatro que propõem aos participantes a prática da relação em grupo e o contato com a linguagem teatral de rua, partindo da utilização de jogos teatrais e jogos de improvisação. Assim como a experimentação direta com os modos de investigação e criação teatral.
7-Oficina - O Instrumento do ATOR
Tem como objetivo Investigar, conhecer e obter o maior domínio possível do seu instrumento de trabalho, o corpo, é para o ator fundamental para sua criação artística. Trabalhando com o princípio do desbloqueio através de exercícios sensoriais e jogos de improvisação, o ator redescobre seu corpo (expressão, voz, movimento, expansão energética), percebendo suas possibilidades e seus limites. Indo além desse limite, o ator constrói um corpo extra-cotidiano, pronto para o trabalho, pronto para ser moldado dentro do trabalho de criação cênica na composição de personagens. Tudo isso acompanhado por um alto nível de percepção corpórea que se da constantemente por meio do controle da respiração e do aguçamento dos sentidos, desenvolvimento fundamental para que o ator passe a ter cada vez mais, domínio de seu instrumento.
Tem como objetivo Investigar, conhecer e obter o maior domínio possível do seu instrumento de trabalho, o corpo, é para o ator fundamental para sua criação artística. Trabalhando com o princípio do desbloqueio através de exercícios sensoriais e jogos de improvisação, o ator redescobre seu corpo (expressão, voz, movimento, expansão energética), percebendo suas possibilidades e seus limites. Indo além desse limite, o ator constrói um corpo extra-cotidiano, pronto para o trabalho, pronto para ser moldado dentro do trabalho de criação cênica na composição de personagens. Tudo isso acompanhado por um alto nível de percepção corpórea que se da constantemente por meio do controle da respiração e do aguçamento dos sentidos, desenvolvimento fundamental para que o ator passe a ter cada vez mais, domínio de seu instrumento.
8-Oficina Brincando e Jogando
A oficina Brincando e Jogando é uma proposta de interação entre o resgate das brincadeiras tradicionais e a aplicação de jogos teatrais e dramáticos. Trata-se de uma iniciativa educacional que visa utilizar a capacidade de experimentação e improvisação das crianças a partir das interações entre o folclórico e o teatral.
9-Oficina - Corpo em risco: a entrega física e sonora do ator
Tendo em vista o papel fundamental do corpo no trabalho do ator e o material que ele oferece para o trabalho do mesmo, o curso oferecido visa ampliar as possibilidades e as potencialidades físicas do ator, incluindo o trabalho sonoro-percussivo. Objetiva a consciência corpóreo-percussiva e a aplicação de exercícios específicos de base, rolamentos, saltos e quedas. A busca pela energia interna do corpo e como liberá-la para formação estética. Aplicação de ritmos da cultura espanhola e exercícios para encontro com a música do corpo percussivo. Exemplificações. Debates prático-teóricos.
10-Oficina de Criação de figurino:
A oficina Brincando e Jogando é uma proposta de interação entre o resgate das brincadeiras tradicionais e a aplicação de jogos teatrais e dramáticos. Trata-se de uma iniciativa educacional que visa utilizar a capacidade de experimentação e improvisação das crianças a partir das interações entre o folclórico e o teatral.
9-Oficina - Corpo em risco: a entrega física e sonora do ator
Tendo em vista o papel fundamental do corpo no trabalho do ator e o material que ele oferece para o trabalho do mesmo, o curso oferecido visa ampliar as possibilidades e as potencialidades físicas do ator, incluindo o trabalho sonoro-percussivo. Objetiva a consciência corpóreo-percussiva e a aplicação de exercícios específicos de base, rolamentos, saltos e quedas. A busca pela energia interna do corpo e como liberá-la para formação estética. Aplicação de ritmos da cultura espanhola e exercícios para encontro com a música do corpo percussivo. Exemplificações. Debates prático-teóricos.
10-Oficina de Criação de figurino:
Consiste em uma oficina de criação que propõe aos participantes o contato com o universo da indumentária cênica, tendo como foco o “figurino cenográfico” na cena contemporânea. De caráter teórico-prático, possibilita através de exercícios de confecção e aplicação de conceitos que diz respeito à concepção de seu uso em cena pelo ator e sua relação com e encenação e os elementos de composição do espetáculo. Esta oficina terá a carga horária de três horas.
11-Oficina – Música Cênica
Experimentação através do manuseio de objetos cotidianos, apropriação destes materiais à transformação e elevação destes em instrumentos musicais, usufruindo dos aspectos significantes destes objetos para a realização de uma música cênica que dialogue com o foco do trabalho e/ou tema que estes materiais sugerem.
12-Oficina – Dramaturgia do corpo
A proposta dessa oficina é estabelecer relações entre o treinamento corporal, a criação e a composição cênica, discutindo e refletindo sobre a dramaturgia do corpo. Trabalharemos com diversos exercícios corporais no intuito de potencializar o corpo por meio de estudo das estruturas, qualidades e dinâmicas do movimento. Adotaremos nessa oficina alguns princípios da metodologia de Grotowski que investiu no treinamento do ator, com o objetivo de desbloquear e eliminar as tensões e tudo que possa impedir os estímulos e impulsos de cada um. Ele tenta, assim, anular o tempo entre o surgimento de um impulso e a sua realização. Sua proposta busca extinguir o tempo entre o pensar e o fazer, o que facilita com que o ator pense com o corpo inteiro, através de suas ações, quebrando assim a dicotomia mente-corpo.
13-Oficina - Expressão Corporal e Performance
Propõem práticas corporais partindo do fundamento básico de experimento de movimentos cotidianos e repentinos. Durante os experimentos será proposto testar dinâmicas, que permitam construir uma escritura cênica a partir de composição, coreografia e dramaturgia, acreditando que a decomposição do movimento também é uma forma de se colocar.
14-Oficina – A Descoberta do palhaço pessoal
Propiciar a pessoas interessados no universo do clown, a possibilidade de descobrir o seu o palhaço pessoal, a fim de construir novas estratégias de criação para construção de personagens e cenas cômicas, assim como, experimentar diretamente a linguagem cômica do palhaço como modo de investigação de novas leituras da linguagem cômica e sua representação no espaço.
15-Oficina – Teatro na melhor Idade
Destacando a clara evidência quanto ao crescente número de idosos na população mundial, mais especificamente nos países em desenvolvimento, como o Brasil, encontramos fundamentada nestes termos, a busca de uma melhor qualidade de vida e o resgate dos anseios da terceira idade. Assim com o aumento da qualidade e da expectativa de vida das populações, e das mudanças de mentalidade com respeito ao modo de viver, a velhice agora pode ser sinônimo de vida ativa, saudável e feliz em toda a sua plenitude.
A Proposta desta oficina é oferecer as pessoas da terceira idade, jogos teatrais e atividades direcionadas a fim de proporcionar a prática da relação em grupo, consciência corporal e vocal, e o contato com a linguagem teatral. Assim como, uma opção de atividade artística que contribua para a interação social dos participantes, a fim de promover uma aprendizagem informal e continuada.